Carregando Post...

Por que a saúde ocupacional nas empresas é um assunto com que você deve se preocupar

A saúde ocupacional parece despercebida, mas deve ser um dos principais pontos de atenção em uma empresa

Quando o assunto é saúde ocupacional nas empresas, pode parecer que essa preocupação deve se aplicar apenas a grandes companhias e àquelas que possuem ambientes aparentemente perigosos, mas não é isso o que acontece.

Embora o assunto seja bem comentado no meio corporativo, sua importância e abrangência nem sempre são analisadas, as quais são maiores do que geralmente se imagina em um primeiro momento.

 

Vamos entender melhor sobre o assunto para esclarecer porque a sua companhia deve, o quanto antes, apresentar essa preocupação.

  

Como funciona a saúde ocupacional nas empresas hoje em dia?

 

Ela é obrigatória para todas as que possuem funcionários contratados pelo regime CLT, ou seja, a grande maioria das companhias pelo Brasil.

O levantamento “Mapa das Empresas Brasileiras”, divulgado em abril de 2018 pela BigDataCorp, trouxe a estatística de que 65,34% das empresas brasileiras estavam cadastradas no Simples Nacional.

Com uma regra de três, podemos calcular o número total de empresas brasileiras, que era de 21,553 milhões na época. É provável que tenha havido variações desde então, mas o número deve estar na faixa das 20 milhões de empresas hoje, pelo menos.

A Instrução Normativa nº 2, de 20 de dezembro de 1995, trouxe mudanças significativas em relação à saúde ocupacional nas empresas, antes restrita apenas às de maior porte.

A obrigação de que todas as companhias deveriam ter o SESMT veio através dessa Instrução Normativa, o que mudou a situação que se via no Brasil e fez com que a demanda por saúde ocupacional e segurança do trabalho aumentasse consideravelmente.


Vale a pena investir em saúde ocupacional? 

Com certeza. É importante ressaltar que a saúde ocupacional nas empresas não deve ser adotada somente para evitar multas e penalidades, mas especialmente para que os colaboradores tenham as condições ideais de que precisam para trabalhar.

Outro ponto também importante é que saber o que é saúde ocupacional permite que a empresa aplique todas as determinações e, assim, evite doenças e acidentes de trabalho em seus funcionários, cujas indenizações podem ser bem altas. 

Quando a empresa aplica todas as medidas adequadamente, os benefícios são nítidos já a curto prazo e ressaltados a médio e longo prazo. A saúde ocupacional ajuda na integração dos funcionários, pois proporciona um ambiente seguro de trabalho, o que por sua vez melhora a qualidade de vida.


Comentários

Deixe um Comentário


Onde estamos ? clique no mapaFechar Mapa

Fale Conosco

Será um prazer atendê-lo!

Telefone

(19) 3533-9191

(19) 3532-1067

(19) 99645-9373

(19) 3023-3343

Email

interfiber@interfiber.com.br

Localização

Av. Pres. Tancredo de Almeida Neves, 5355 - Jardim do Trevo, Rio Claro-SP